QUAL É A FREQUÊNCIA IDEAL DE LAVAGEM DOS CABELOS?

Saiba a rotina ideal para o seu tipo de fio 

O “dia de lavar os cabelos” é quase um acontecimento, principalmente na vida das mulheres. É um momento que, além de expressar o autocuidado, também é muito importante para a saúde dos fios e também do couro cabeludo. 

Entretanto, a frequência na qual os cabelos devem ser lavados é uma dúvida comum para muitas pessoas. A seguir, separamos algumas dicas para a rotina de lavagem de diferentes tipos de cabelos e também um passo a passo de como lavar o cabelo corretamente. Confira:

Quantas vezes por semana devemos lavar os cabelos?

Não existe um número de vezes que seja certo ou errado. Cada cabelo tem uma necessidade, assim como o couro cabeludo. Sendo assim, a pessoa que tem o couro cabeludo mais oleoso, por exemplo, pode lavá-lo com uma frequência maior, desde que tenha os cuidados necessários para manter os fios, além de limpos, hidratados. Já quem possui o couro cabeludo sensível, pode espaçar mais o tempo entre as lavagens. 

Lavar os cabelos todos os dias é prejudicial?

Não. Inclusive, no caso de quem pratica exercícios físicos diariamente, ou possui fios mais oleosos, a prática da lavagem diária é recomendada. Porém, é muito importante se atentar à temperatura da água, que deve ser sempre de morna à fria, além de evitar o uso de produtos com componentes agressivos, como shampoos de tratamento que, ao serem utilizados diariamente, podem até mesmo causar efeito rebote nos fios e couro cabeludo. 

Lavo o cabelo somente uma vez por semana. Isso faz mal?

Sim, Isso porque a falta de limpeza no couro cabeludo pode causar um excesso de sebo, resíduos de sujeira, poluição e suor acumulado, visto que os cabelos não estão sendo higienizados frequentemente. Dessa forma, alguns problemas como caspa, foliculite, coceira e até mesmo a queda dos fios podem ocorrer. 

Como lavar o cabelo corretamente?

Primeiramente, a frequência da lavagem deve ser levada em conta conforme o seu tipo de fio, podendo ser feita diariamente, em dias alternados ou, no máximo, a cada dois dias. Utilize água morna ou fria e faça a lavagem de preferência com um shampoo livre de sulfatos. 

Caso necessário, utilize em lavagens intercaladas, shampoos específicos para casos clínicos, como caspa, oleosidade, dermatite seborreica, entre outros. Repita o processo se sentir necessidade e, em seguida, utilize um condicionador, máscara ou loção hidratante apenas da metade do comprimento para as pontas, enxaguando abundantemente para evitar resíduos. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade